EDUCAÇÃO DA FALTA OU FALTA DE EDUCAÇÃO

Por que reprovar por falta? Eu realmente gostaria de entender.

Vejam bem. A ementa do curso é a apresentada. O professor escolhe a forma de avaliação, aplica seus exames seja de que natureza for [quase nunca dialogada com o aluno], o aluno cumpre todas as metas estabelecidas pela comprovação [nefasta] das provas e atinge a nota mínima para passar e... é reprovado. Porque faltou muito.

Eu gostaria de entender: a presença garante o quê? Por que a aprendizagem deve ficar abaixo [ou no mesmo nível] da presença, no caso da primeira ser atingida? A "educação da falta" se sustenta em qual princípio pedagógico? Ou mais uma vez estamos evidenciando a "falta da educação", onde ela [a educação] fica submissa ao sistema e às suas regras estapafúrdias?

Por que o aluno deve estar minimamente em sala para aprender se aprendeu do mesmo jeito? O sistema precisa de uma espécie de fetichismo pelo aluno? Por que se o objetivo pedagógico não é a presença por que o aluno é punido pela falta?

Volto então para a pergunta desse post: o que [ou quem] [verdadeiramente] está faltando?

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