Projeto Cérebro
Público-alvo: alunos e alunas com altas habilidades [superdotação - AH/SD]
Proposta de trabalho pedagógico no contraturno
Um programa para superdotação [altas habilidades] não deve ser excludente, mais uma vez. A exclusão não deve ser entendida como uma solução. Por isso, não devemos ter um programa para superdotados apartado dos outros alunos. Nessa seta, Iasnaia propõe que o aluno SD permaneça em conjunto com os demais mas que tenha orientação individualizada. Uma das questões que resolvemos dessa forma é trabalhar com multietariedade.
Os objetivos gerais de um programa para SD/AH, segundo Tannenbaum [in Alencar e Fleith, 2001] são:
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ajudar aqueles indivíduos com um alto potencial a desenvolver ao máximo seus talentos e habilidades.
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favorecer seu desenvolvimento global, de tal forma que venha a dar maiores contribuições possíveis à sociedade, possibilitando-lhe, ao mesmo tempo, viver de uma forma satisfatória.
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Fortalecer o autoconceito positivo.
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Ampliar as experiências desses alunos em uma diversidade de áreas e não apenas em uma área especializada de conhecimento.
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Desenvolver no aluno uma consciência social.
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Possibilitar ao aluno uma maior produtividade criativa.
Tomando esses objetivos acima como gerais para o SD, subvem-lhes objetivos específicos (Arn e Frierson in Alencar e Fleith, 2001):
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melhores oportunidades para o crescimento acadêmico por meio da provisão de condições que favoreçam o desenvolvimento de habilidades nesta área;
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desenvolver bons hábitos de trabalho e de estudo;
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incrementar um clima de aprendizagem que resulte em maior produtividade;
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incrementar a motivação
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favorecer o ajustamento pessoal e emocional;
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promover o desenvolvimento social
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oferecer melhores oportunidades que atendam ao ritmo individual de crescimento e aprendizagem
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possibilitar a expansão dos interesses
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desenvolver valores estéticos
Para atingir esses objetivos, Iasnaia oferece quatro instrumentos pedagógicos:
1. Oficinas
O aluno escolhe conforme disponibilidade de uma a três tardes.
2. Roda de conversa
A oficinas sempre se iniciam e/ou terminam com uma roda de conversa de liberdade temática mas com viés de um diálogo dialético aumentado. Nesses momentos, procura-se inserir o aluno em pensamentos de diversas áreas e oportunizar nossas relações mentais e expansão de ideias.
3. Projeto
Cada aluno desenvolve um projeto semestral para apresentação para a comunidade.
O projeto será apresentado no evento MOSTRA IASNAIA DE PROJETOS em julho e dezembro.
4. Plataforma digital
O aluno conta com uma plataforma digital para que acesse temas, tarefas, sugestões de conteúdos, entre outros.
A matriz pedagógica de instrumentos e objetivos específicos
O projeto Cérebro tem sua organização com foco nos nove objetivos específicos apresentados anteriormente. A tabela abaixo mostra essa relação entre esses objetivos e a proposta de nossos instrumentos:
Instrumento e Objetivos
oficinas 4, 5, 6, 8
projeto 1, 3, 4, 7, 9
plataforma 2, 4, 7, 8
roda de conversa 4, 5, 6, 8
Horários*
a definir
*Na impossibilidade de cursar nesses horários, favor preencher o formulário e indicar outro horário desejável, ou se preferir faça contato conosco por telefone ou whatsapp [números no final do documento]. Faremos uma análise para receber o aluno.
Formulário
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